economia

6 dicas para começar a economizar na crise

Existem diversos mecanismos do seu dia a dia que podem ser usados para que você possa começar a economizar dinheiro, vamos conhecer alguns?

Economia definitivamente não é sobre guardar grandes montantes de dinheiro de uma só vez. Em Minas temos um ditado super conhecido que diz: “de grão em grão a galinha enche o papo” e tenho certeza de que estavam falando sobre economizar quando inventaram. Brincadeiras a parte, é realmente assim que funciona: pequenos hábitos praticados consistentemente é que farão a diferença.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas de como economizar nesse momento de crise.

Afinal, se você estiver em casa, é muito provável que a sua conta de luz pode estar vindo bem cara ou você pode ter aumentado substancialmente seus gastos de supermercado. Pior: sem que seu salário tenha acompanhado o ritmo!

Vamos para as dicas: 

1. Acabe com gastos desnecessários.

Parece óbvio, mas mais que nunca, usar o essencial é fundamental.

Se você está comprando somente o que precisa, além de colaborar com o coletivo evitando que falte itens essenciais para as outras pessoas, você gastará menos na compra do supermercado. 

2. Monitore seus gastos.

Você pode usar aplicativos como o Guia Bolso e/ou Olívia ou até mesmo um caderno para anotar e classificar tudo que foi gasto no mês. Essa prática te ajuda a elencar aquilo com que você gastou mais, por exemplo: comida ou contas básicas (como água, luz e internet). Após essa classificação é possível entender melhor onde se concentra a maior parte dos seus gastos e assim definir um plano de ação para diminuí-los.  

Por exemplo: se a comida ocupou 60% de todo o seu gasto no mês, você poderia considerar ir ao supermercado e buscar produtos na promoção para tentar diminuir essa proporção em até 10%? 

A análise vale a pena, isso ajudará muito a seguir a dica número 1 deste artigo. 

3. Economize na conta de luz.

Existem diversas formas de economizar na conta de luz através da mudança de hábitos: você pode diminuir o tempo de banho, lembrar de apagar as luzes, desligar aparelhos da tomada (quando eles tem aquela luzinha acesa durante todo o tempo).

Caso você queira ir muito além da mudança de hábitos e aumentar consideravelmente a sua economia, a melhor opção é assinatura de energia limpa. Bom para o seu bolso e para o planeta.

4. Troque juros alto por juros baixo

Se você precisar de dinheiro, busque sempre as opções com juros mais baixo para economizar no valor total.

O juros engole nosso dinheiro e se não ficarmos atentos nem percebemos o quanto poderiamos economizar por negligenciá-los. Tome cuidado com os créditos facilitados do cheque especial e cartão de créditos.

Uma dica para ter acesso a linhas de créditos com juros baixo é manter um bom relacionamento com o mercado pagando sempre suas dívidas.

5. Adie compras com valores altos. 

Estava querendo trocar o sofá da sala, mas o que você está usando ainda está bom? Deixe para depois! Agora não é hora de gastar altos valores, nem mesmo se endividar, principalmente com coisas que você já tem e já te atende. 

6. Fale sobre a importância de economizar em casa

Quando se vive em conjunto é comum que as finanças sejam somadas. Ou seja, se você estiver se esforçando para economizar mas outro membro da família está usando essa economia para outras coisas, de nada vai adiantar.

Todos precisam estar alinhados com o objetivo de economizar e se esforçar para. Aprenda o controle financeiro em conjunto e envolva todas os membros da família nesse processo.

Essas são as nossas dicas, mas sabemos que você deve ter outras formas de economizar, certo? Compartilha com a gente nos comentários como você faz para diminuir seus gastos, quem sabe conseguimos, juntos, ajudar mais pessoas! 

Links de referência:

Blog Rico

Blog Guia Bolso

Blog Serasa

Últimas publicações no Blog:

Quer saber quanto você pode economizar com a Enercred?

Clique no botão para simular.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar
Posso te ajudar?