Sabe como a energia que chega na sua casa impacta o meio ambiente?

meio ambiente

Aproveitando o dia mundial do meio ambiente, trazemos uma reflexão sobre as suas práticas de consumo de energia e como ela pode impactar o planeta.

A energia está intrinsecamente presente no nosso dia a dia: seja em casa, no escritório, na forma como nos locomovemos e até nos dispositivos que carregamos pra todo lado!

Boa parte dessa energia é provida pela queima de combustíveis fósseis. Com cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo, consumindo energia o tempo todo, já pensou como deve ser exaustivo para o nosso planeta?

E não para por aí: essa queima impacta diretamente nos valores que chegam para pagarmos ao fim do mês e temos certeza que já se frustrou ao abrir sua conta de energia elétrica! (Bom, a não ser que você já seja cliente da Enercred!)

A mesma queima de combustíveis fósseis que nos traz a energia também emite uma grande quantidade de Gases do Efeito Estufa para a atmosfera e provoca a rápida degradação do meio ambiente.

Como consumidores e habitantes desse planeta, nada mais justo que buscar aprender um pouco mais sobre o assunto, concorda? Que tal começar descobrindo as novas fontes de energia que condizem com práticas sustentáveis para o planeta?

Reunimos algumas delas abaixo!

Energias Renováveis

Para começar, precisamos definir o que são as famosas energias renováveis: são fontes de energia de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos. E essa parte é extremamente importante!

Vamos aos exemplos:

Energia Eólica

A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes atmosféricas.

Energia Solar

Uma das mais conhecidas, a energia solar é obtida pela luz do Sol, captada com painéis solares nas usinas fotovoltaicas e através de receptores nas usinas térmicas, chamadas usinas heliotérmicas.

Energia Geotérmica

Gerada no interior da Terra, essa energia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de eletricidade e calor.

Energia Maremotriz

Direto dos mares! Obtida a partir do movimento das ondas, das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar.

Energia Hidráulica

A energia hidroelétrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água (rios).

Energia Biomassa

É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica.
O biogás está tecnicamente classificado como uma forma de aproveitamento da biomassa, no entanto quando se fala de usinas elas possuem aplicações distintas.

Você sabia?

No Brasil temos a maior parcela da energia que consumimos gerada através das hidrelétricas, fonte que mencionamos acima. Mas isso também pode ser um problema!

Hidrelétricas estão diretamente ligadas às incidências de chuvas, ou seja, dependem do clima, que por sua vez depende de um ecossistema estável e sustentável. Além disso, a construção de novas usinas de grande porte demandam anos e geram um enorme impacto ambiental nos locais onde são instaladas.

E sabe de uma coisa? É exatamente aqui que a Enercred entra!

Uma de nossas missões é devolver ao consumidor sua autonomia, dando o direito de escolher a conscientização e promoção de práticas sustentáveis no seu dia a dia. Tudo isso sem que seja necessário investir, se preocupar com obras ou com a manutenção de um sistema próprio.

Ficou interessado em entender melhor como fazemos isso?

Podemos te ajudar a economizar na sua conta de energia sem gastar nada!

Fontes:

Empresa de Pesquisa Energética – EPE

Wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *