Manual para desvendar a sua conta de luz. [Conta]

conta de luz

Manual básico para desvendar e gerenciar seus gastos com a sua conta de luz.

Você está acostumado a receber a sua conta de luz todos os meses e só reparar no valor à pagar?

Conhecer e analisar as demais informações que existem na sua conta de luz pode te ajudar a prever eventuais problemas, gerir seu consumo e auxiliar para que você tome ações para gerar economia.

Vamos analisar essa conta de um consumidor fictício de Minas Gerais que recebe energia limpa diretamente em casa.

1. Cabeçalho

conta de luz

Seus dados sempre estarão na parte superior da conta. Seu código de cliente é muito importante pois você poderá solicitar serviços como religação, segunda via da conta, etc.

2. Classe

classe tarifaria

A classe pode ser dividida entre residencial, comercial, rural e poder público. (O exemplo das informações da conta utilizada nesse artigo são similares às que chegam para consumidores residenciais e comerciais.)

2.1. Tipo de Distribuição

Já o tipo de distribuição que chega na sua casa pode ser: monofásico, bifásico ou trifásico. (Aqui estamos dando exemplos somente para os casos de baixa tensão, clique aqui para acessar a planilha de tarifas completa).

Os tipos de distribuição irão definir qual o valor mínimo que se paga por mês para a distribuidora pelo fato da mesma estar disponibilizando energia elétrica para consumo em seu imóvel (Custo Disponibilidade). 

Custo Disponibilidade

custo disponibilidade

3. Informações Gerais

info e valores da conta de luz

No campo informações gerais você pode conferir, por exemplo os débitos existentes e evitar o corte da sua energia. Além de vir informações sobre a bandeira tarifária, ou se você tem créditos de energia acumulado para os próximos meses.

3.1. Valores Faturados

Em valores faturados você pode ver qual foi o seu consumo naquele mês e, caso você assine créditos de energia, sua conta também virá com uma linha a mais chamada “Energia Injetada”.

Encargos, cobranças, tarifas, adicionais estarão sempre justificados neste campo.

4. Histórico de Consumo

histórico da conta de luz

Este bloco te permitirá comparar os meses em que houveram mudanças no consumo, o que pode ser útil pra te ajudar a entender o porquê de aquela conta ter vindo mais barata ou muito mais cara!

Talvez tenha subido por causa do frio que chegou e pediu banhos mais quentes ou os filhos que vieram passar férias e usaram os eletrônicos da casa o tempo todo. Ou quem sabe o valor diminuiu por causa daquela viagem com a família em que tudo ficou desligado por uns dias?

Pegue a sua última conta de luz e faça o teste!

Agora que você entende cada detalhe da sua conta, quer descobrir como o exemplo usado nesse artigo consegue economizar todo mês com o uso de créditos de energia limpa?

Preparamos um texto super bacana pra te mostrar como a Enercred funciona 👉 http://bit.ly/2IVW0yf

Você também pode entrar em contato conosco ou fazer seu cadastro clicando aqui.

One comment on “Manual para desvendar a sua conta de luz. [Conta]

  1. Bom dia.
    Minha media de consumo é de 80 a 100 kwh mês o que gera um valor de R$ 87,00 a R$ 100,00 a ser pago a cemig . Gostaria saber se tenho o perfil para fazer parte do projeto e assim reduzir o valor da minha conta de luz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *