Glossário Enercred: Créditos de Energia.

Publicado por Raissa Ramos em 15/jul/2019

O que são créditos de energia? Neste artigo vamos explicar de maneira simples tudo que você precisa saber como consumidor.

A Resolução Normativa 482/12 e a 687/15 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina as disposições para o sistema de compensação de energia ou sistema de geração de créditos de energia.

Esta lei tem como objetivo incentivar a produção de energia renovável possibilitando a geração de energia pelo consumidor em uma espécie de troca com a rede de distribuição.

Mas você sabe o que são créditos de energia?

Os créditos de energia podem ser gerados por qualquer fonte de energia renovável e são produzidos através da sobra da energia gerada por um prossumidor (produtor + consumidor). Utilizando como exemplo a energia solar, o prossumidor pode ser uma fazenda solar ou um painel solar em um telhado residencial.

Aquela energia originada das placas que estão no telhado das casas e que não foram utilizadas pelo imóvel durante o mês são devolvidas à rede de distribuição e se transformam em créditos que poderão ser descontados na conta de luz dos próximos meses (tendo um prazo de utilização de 60 meses).

De acordo com sua regulamentação somente consumidores de uma categoria chamada consumidor cativo, que têm vínculo com uma distribuidora de energia e que são praticamente todos os consumidores residenciais e comerciais, podem participar deste sistema de compensação. Diferente dos consumidores livres que são as industrias com alto consumo e que podem participar do mercado livre de energia.

Portanto, para participar deste sistema de compensação existem 4 modalidades de consumo possíveis:

  1. Consumo junto a carga;
  2. Autoconsumo remoto;
  3. Geração compartilhada e;
  4. Geração em condomínios.

A Enercred é um marketplace de créditos energéticos que fornece os créditos a seus assinantes através da modalidade de Geração Compartilhada.

Conectamos usinas de fontes de energia renovável a clientes e distribuímos os créditos através de nossa cooperativa.

Ficou interessado em economizar todos os meses sem precisar fazer investimento em obras de instalação e manutenção?

Acesse o artigo Desconto na conta de energia? Saiba como adquirir. ou faça sua pré-adesão clicando aqui!

Fontes:

Resolução Normativa 482/12 – Aneel

Resolução Normativa 687/15 – Aneel

Blog Solar Prime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *